Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Acidente de Trajeto

Uma prática normal das pessoas é vir ao trabalho com seu próprio meio de transporte. Em uma ação realizada na empresa que estou trabalhando descobrimos que o maior razão das pessoas vir com transporte próprio é a conveniência. Poder acordar mais tarde e chegar mais cedo em casa foram os maiores argumentos dos funcionários na pesquisa. Temos problemas relacionados a trajetórias e rotas do transporte coletivo que deixa a desejar as vezes.
Mas qual o grande problema de vir com seu carro ou moto ?
Acidentes.
E eles vem acontecendo, recentemente um funcionário bateu de moto ao vir ao trabalho passou os últimos 2 meses internado e só agora veio a sair do hospital.
Abaixo segue campanha elaborada por mim e divulgada na empresa para alertar todos dos riscos de utilizar o transporte próprio.


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Percepção de Risco e Comportamento Seguro

Esses dois temas são muito recorrentes no dia a dia de um técnico de segurança do trabalho, se conseguirmos passar esse ideal de comportamento seguro para nossa frente de trabalho os acidentes diminuiriam muito.
O problema é que brasileiro se acha muito esperto e pode dar um jeitinho em tudo. Ou seja, nossos colaboradores conseguem facilmente identificar os riscos de sua atividade, o que falta é a consciência e prudencia nas suas atitudes.

Percepção de Risco:

O mais importante é saber que cada um percebe o risco de maneira diferente, ou seja, a percepção de risco varia para cada um de nós. Para melhorar nossa percepção de riscos  devemos estar atentos as regras e procedimentos de trabalho.

Comportamento Seguro:

É a capacidade de IDENTIFICAR e CONTROLAR os riscos presentes numa atividade, de forma a REDUZIR a PROBABILIDADE de ocorrências indesejadas no futuro.

NÃO ADIANTA SOMENTE PERCEBER, VOCÊ DEVE TER UMA AÇÃO PARA EVITAR QUE O RISCO SE TORNE UM ACIDENTE.


domingo, 4 de outubro de 2015

Raio de Ação de Equipamentos de mineração

A área da mineração pode ser muito perigosa, então devemos ficar atentos a tudo que acontece ao nosso redor. Na operação de equipamentos os operadores e pessoas que andam na área operacional, devem lembrar sempre de observar o raio de ação dos equipamentos, se possível até isolar esses equipamentos para aumentar a segurança dos trabalhadores das áreas. Segue abaixo campanha desenvolvida por mim voltada ao raio de ação dos equipamentos.

Segunda Versão :


domingo, 27 de setembro de 2015

Cinto de Segurança

Tem tempo que não posto no blog, a vida tá meio corrida e acabei esquecendo um pouco de blogar. Tenho utilizado mais postagens no LINKEDIN,  mas segue algumas das minhas campanhas mais recentes. Nessa campanha me aproveitei de um acontecimento que todos da empresa ficaram sabendo, o acidente de carro envolvendo o cantor Cristiano Araujo.


Trânsito na mineração

Campanha idealizada para conscientizar os funcionários sobre os perigos do trânsito na mineração.



quinta-feira, 11 de junho de 2015

Ver e Agir

Quando se trata de evitar acidentes o principal são as atitudes das pessoas, se deixamos alguns problemas, não conformidades ou sinistros de lado o acidente pode acontecer. Por isso devemos sempre agir antes do evento danoso acontecer.




quarta-feira, 29 de abril de 2015

Campanha realizada depois de plano de ação de um acidente com danos pessoais e com afastamento do funcionário por lesão.

A repercussão dessa campanha foi muito grande, o envolvimento dos colaboradores obteve um resultado acima do esperado.
Envolvi uma dinâmica que teve a distribuição de uma cruzadinha para fixação da campanha.



segunda-feira, 30 de março de 2015

Todas as campanhas elaboradas por mim, estão disponíveis nesse link abaixo: